Voltar

Estratégia

S.W.O.T. e o Desenvolvimento Estratégico

Para que serve a análise SWOT e quando devemos realizá-la?

Uma análise SWOT bem conduzida, continua a ser uma das mais potentes ferramentas de melhoria contínua e de desenvolvimento estratégico de qualquer organização, em que de forma estruturada identificamos Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) internas e as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) externas.

swot-e-o-desenvolvimento-estrategico.jpg

Reserve algum tempo para realizar uma análise SWOT sempre que estiver a trabalhar uma estratégia sólida para fazer crescer o seu negócio.

É razoável pensar que a realização de um SWOT deva acontecer a cada 6 ou 12 meses, porque o mercado evoluiu e a sua Empresa também. É uma das ferramentas presentes em todos os Planos de Negócio e Planos de Marketing.

Quem deve conduzir a análise SWOT?

Para realizar este exercício, toda a equipa de topo tem de estar profundamente envolvida, e o líder deve reunir pessoas de todas as áreas, para reunir as diferentes perspetivas sobre a Empresa e tornar as suas primeiras conclusões mais fiáveis. Não é uma tarefa delegável para ser realizada externamente, mas pode ter essa ajuda, e pode alargar essa participação a Clientes e fornecedores, com inquéritos que reforcem ou contradigam as primeiras impressões internas.

Independentemente do grau de conhecimento que tem sobre o seu negócio, uma análise SWOT obriga-o a olhar para o seu negócio numa perspetiva diferente. Vai ter de lidar como seus pontos fortes e fracos e vai ter de fazer o exercício de como pode alavancá-los para aproveitar as oportunidades e responder a ameaças que existem no seu mercado.
As análises SWOT podem e devem ser realizadas independentemente da dimensão da organização que esteja a redefinir ou a reorientar a sua estratégia. No limite O Gerente da Empresa com um ou mais colaboradores, ou mesmo com ajuda externa, pode realizar a sua própria análise.

Como realizar a análise SWOT?

Uma análise SWOT tem algumas semelhanças a reuniões de Brainstorming, onde não queremos que surja o pensamento de grupo (influenciado), mas sim os reais contributos de cada um, para termos uma leitura transversal. É razoável aplicar metodologias simples, como a de reunir grupos em sala (física ou virtual) e permitir durante 10/15 minutos que cada um faça o seu brainstorming individual, e que faça os seus registos num papel/mensagem. Agrupe as ideias semelhantes e permita durante outro período que existam contributos para essas ideias, pois pode ser gerador para novos raciocínios. São consideradas as ideias mais votadas ou reconhecidas.

Este exercício deve ser realizado para cada um dos quatro pontos do SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Os resultados assim obtidos são normalmente um melhor espelho da sua organização e as soluções encontradas terão um maior compromisso de todos.

Perguntas que podem ajudar à construção da sua análise

Para estimular o pensamento criativo da equipa no início da construção da sua análise SWOT, é comum expor algumas perguntas que devem servir para a reflexão individual.

Descarregue o Modelo SWOT da Boost 360 com um questionário/ajuda para o brainstorming.

Download do Modelo SWOT

2/9/2021

Partilhe este artigo em:

Ricardo Hermenegildo

Ricardo Hermenegildo

Founder & Client Advisor at Boost 360

  • Excelência Operacional de Marketing
  • Estratégia Comercial
  • Estratégia de Marketing
  • Coordenação de Vendas
  • Comunicação Comercial
  • Gestão de Equipas
VER BIOGRAFIA

Artigos Relacionados

Otimização

Causas para o desalinhamento Marketing-Comercial

Quando os objetivos do Plano de Marketing não estão a ser percecionados e consequentemente desvalorizados ou as mensagens entre as áreas de marketing e as...

Otimização

Customer Centric: a missão cliente

Centrar a nossa estratégia nos Clientes e nas suas necessidades, não é apenas um modelo de organização é acima de tudo um aliado para a sua força de vendas e...

Otimização

RGPD: regular o direito à comunicação com os clientes

Os dados pessoais devem estar protegidos do acesso ou exposição não autorizados. A Oferta de bens ou serviços a titulares dos dados deve garantir a necessária...

Otimização

Satisfação e reconhecimento: a nova fidelização

A “Fidelização” associada a grandes programas dirigidos a Clientes, começou a ser questionada nas organizações quando as equipas começaram a centrar-se mais na...

Otimização

Soluções para o alinhamento Marketing-Comercial

O desalinhamento entre as equipas de Marketing e Comercial é um problema sério e uma das preocupações para os gestores, e na sua maioria existe, não por...

Otimização

Customer Journey: a nossa viagem com o cliente

Desenhar um diagrama de Customer Journey é colocar de forma esquemática dois conceitos simples: - AS ETAPAS DO CLIENTE- Mapear as fases vividas pelos...